Nunca antes vista, espécie de peixe diferente é a que vive mais profundamente no oceano

  A 8 mil metros sob a superfície do oceano a pressão é 800 vezes maior do que ao nível do mar, não existe qualquer iluminação e a temperatura é acima do congelamento. Pois é neste ambiente insólito em que vive o peixe-caracol Mariana (Pseudoliparis swirei), a criatura que consegue sobreviver mais profundamente no oceano.

Peixe sem escamas vive em ambiente extremo

Com aparência quase transparente e consistência mole e pegajosa, o peixe sem escamas parece até frágil ao caber na palma da mão de um adulto, mas é extremamente bem-sucedido em um ambiente tão extremo.

peixe abissal 1440x800 1217 2
MACKENZIE GERRINGER/UNIVERSITY OF WASHINGTON

Descoberto em uma região conhecida como Fossa de Mariana, no Oceano Pacífico, perto das Filipinas, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington, o peixe-caracol de Mariana foi capaz de se adaptar a ir mais fundo que qualquer outro peixe conhecido para aproveitar a grande quantidade de alimentos e a proteção contra predadores.

Os estudiosos resgataram 37 espécimes do animal entre 2014 e 2017 usando armadilhas de iscas ajustadas entre 6.898 a 7.966 metros abaixo da superfície do oceano. Análises de DNA e um olhar cuidadoso sobre sua anatomia confirmam que o peixe-caracol Mariana é uma espécie totalmente nova até então desconhecida.

fonte https://www.vix.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 espécies de felinos encontradas no Brasil e no mundo

Conheça o cavalo-do-cão, o inseto com a picada mais dolorida do mundo!

As 14 aranhas venenosas mais perigosas do mundo