Você sabia que o louva-a-deus pode matar e comer pássaros?
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Você sabia que o louva-a-deus pode matar e comer pássaros?
O louva-a-deus (louva-deus), também conhecido como cavalinho-de-deus, é um inseto que tem o corpo comprido e fino, coloração geralmente verde ou marrom e comprimento médio de 5 cm. Seu nome popular se deve à posição que assume durante o repouso que consiste em manter o primeiro par de pernas dobrado junto ao corpo, como se estivesse rezando ou louvando a Deus.
Uma das caraterísticas do louva-a-deus que mais chamam a atenção é o fato desse bicho tão pequeno ser um predador voraz, um devorador compulsivo de outros insetos e até pequenos animais vertebrados, como anfíbios e aves! Dá para acreditar? Então vejamos com mais calma o que é o louva-a-deus, suas principais características e curiosidades.
Classificação científica do louva-a-deus
É um inseto da ordem Mantodea, sendo a família Mantidae a mais comum. Tanto o nome da ordem quanto da família derivam da palavra grega mantis, que significa "profeta". Isso tem a ver com a crença popular de que esses animais seriam dotados da capacidade de adivinhação.
Esse bicho pode ser encontrado em todos os lugares do mundo, menos na Antártida. Há cerca de 2.300 espécies catalogadas, das quais 259 são encontradas no Brasil, o país com o maior número de espécies em todo o mundo.
A espécie mais conhecida e estudada é a Mantis religiosa, que pode apresentar as cores marrom ou verde. Sua cabeça, em formato triangular, pode girar em 180º, facilitando a identificação de possíveis presas ou ameaças que estejam por perto.
Louva-deus é perigoso? Ele morde?
A resposta é não. Muitas pessoas se perguntam se esses bichinhos podem picar, morder e até se eles possuem veneno. Nada disso! Há na internet vários vídeos de pessoas manipulando esses insetos sem sofrer qualquer tipo de dano.
Para nós, seres humanos, eles não oferecem risco algum. Mas isso não significa que eles sejam animais pacíficos, como o nome sugere. Esses bichinhos possuem uma boca mastigadora capaz de rasgar e cortar suas vítimas. Mas sua boca é pequena demais para fazer mal aos seres humanos.
Do que o louva-a-deus se alimenta?
O louva-a-deus é um inseto carnívoro que se alimenta geralmente de outros insetos. Moscas, mariposas, grilos, baratas, pulgões, lagartas e aranhas são presas comuns do louva-deus, que geralmente caça utilizando a estratégia da emboscada. Devido a esse apetite insaciável, há pessoas que se utilizam desses predadores para controlar pragas em jardins e plantações.
Até aí, nenhum espanto. Estamos falando de um inseto predador que se alimenta de outros bichinhos que rastejam ou voam por aí.
Mas e se dissermos que o louva-deus, dependendo do porte e da espécie, pode caçar ratos, sapos, cobras e pássaros? Incrível, não é mesmo?
25 espécies de felinos encontradas no Brasil e no mundo e você acha que o seu gatinho possui comportamentos estranhos, lembre-se: os gatos domésticos compartilham 96% de seus genes com os tigres. Presentes há cerca de 25 milhões de anos em nosso planeta, os felinos são animais mamíferos que possuem diversas espécies de pequeno, médio e longo porte e podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo. Sagrados no Egito Antigo e adorados por milhões de pessoas ao redor do mundo, os felinos possuem características em comum às espécies: são mamíferos carnívoros com audição e olfato aguçados e também se destacam por suas habilidades e instintos de caça. Conheça agora 25 espécies de felinos encontrados em várias partes do mundo e as mais comuns no Brasil. Espécies de felinos selvagens ao redor do mundo 1. Lince-do-canadá Nome científico: Lynx canadensis Encontrado: América do norte, com maior ocorrência no Canadá Apesar de lembrar um gatinho doméstico gigante, este forte felino
A vespa cavalo-do-cão é um inseto famoso pela sua agressividade e pela potência de seu ferrão, responsável pela picada de inseto mais dolorida do mundo ! Essa vespa é conhecida por diversos nomes, entre os quais marimbondo-caçador, marimbondo-cavalo, vespa-caçadora e caçador-de-aranha. Este último nome se deve a uma prática comum desse inseto: caçar aranhas! E das grandes! Conheça a vespa cavalo-do-cão (gênero Pepsis ) Classificação científica : classe dos insetos, ordem dos himenópteros, família Pompilidae , gênero Pepsis . Espécies : há 133 espécies conhecidas de vespas Pepsis , sendo uma das mais comuns a Pepsis formosa. Onde vive : em diversos pontos das Américas do Sul, Central e do Norte, até o sul dos Estados Unidos. Comportamento : levam vida solitária e se alimentam, em geral, do néctar das flores. Tamanho : em média, 5 centímetros. A maior espécie é a Pepsis heros , que pode chegar a incríveis 11 centímetros! Tamanho do ferrão : 7 milímetros. A picada de inseto mais
As aranhas venenosas mais perigosas do mundo estão espalhadas por diversos países, incluindo o Brasil. A picada de algumas dessas espécies é tão tóxica que pode até matar uma pessoa! 1. Aranha-teia-de-funil Nome científico : Atrax robustus Distribuição geográfica : costa leste da Austrália Habitat : florestas e áreas urbanas A teia-de-funil de Sydney está no Guinness , o livro dos recordes. Sim, essa aranha de presas enormes e assustadoras é a mais venenosa do mundo para seres humanos . A neurotoxina que essa espécie libera no momento da picada atinge o sistema nervoso, podendo levar a pessoa à morte caso não haja tratamento imediato. As aranhas-teia-de-funil são perigosas por algumas razões, além da potência do seu veneno. Em primeiro lugar porque ocorrem em áreas urbanas, especialmente na capital australiana e seus arredores. Já pensou encontrar uma dessas no jardim de casa? Outra razão para os australianos temerem essa espécie é o fato dela apresentar comportamento bastante agr
Comentários