5 ANIMAIS MAIS VENENOSOS DO MUNDO

HOJE VEREMOS OS ANIMAIS MAIS VENENOSOS DO MUNDO


5.Escorpião perseguidor-da-morte

Também conhecido como escorpião- amarelo da Palestina, o perseguidor-da-morte faz jus ao nome macabro: seu veneno é o mais tóxico dentre todos os escorpiões, com DL50 de 0,25 mg/kg - ou seja, são necessários apenas 0,25 mg de veneno por quilo de massa corporal para matar um ser vivo.
Apesar de toda essa potência, dificilmente um ser humano adulto irá morrer com um picada desse escorpião. O grupo de risco é formado por crianças e idosos. Uma picada causa reações alérgicas (anafilaxia) que podem levar à morte.

4.Aranha-teia-de-funil

sta é a aranha com o veneno mais tóxico do mundo! Essa potência extrema é reconhecida pelo Guinness, o livro dos recordes! Conhecida por seu comportamento agressivo, essa aranha não curte ser incomodada. E se isso acontece, ela logo põe suas enormes presas para funcionar, desferindo uma picada que provoca intensa dor local. Em casos extremos, a neurotoxina da teia-de-funil pode causar complicações como distúrbios cardiovasculares e edema pulmonar.
Apesar da toxicidade de seu veneno, mortes humanas são bastante raras. O antídoto já salvou muitas vidas na Austrália.

3.Serpente-tigre

Há muitos bichos venenosos na Austrália. E as cobras, sem dúvida alguma, são aqueles que mais assustam. Uma das espécies mais temidas pelos australianos é a Notechis scutatus, conhecida como serpente-tigre (tiger snake) em razão dos padrões em seu corpo, que se assemelham às faixas cruzadas da pelagem dos grandes felinos.
Essa cobra vive em lugares com água, como pântanos e represas. E apesar de ser agressiva e possuir um veneno neurotóxico super potente, ela só irá atacar caso se sinta ameaçada. Em caso de picada, uma pessoa adulta pode vir a óbito em apenas 30 minutos...

2.Polvo-de-anéis-azuis

Ele é pequenino e bem fofinho. Tanto que turistas desavisados chegam a pegá-los com as mãos para tirar fotos. Mal sabem eles o perigo que correm... Conhecido como o cefalópode mais venenoso do mundo, o polvo-de-anéis-azuis carrega um veneno chamado tetrodotoxina, uma neurotoxina que interfere na transmissão neuromuscular, provocando paralisia dos músculos. A morte geralmente ocorre por parada respiratória.
O envenenamento é fatal para os seres humanos. A boa notícia é que esses polvos não atacam. A liberação de veneno é um comportamento de defesa, que só será acionado caso o bichinho se sinta ameaçado. Portanto, tirá-lo da água é uma péssima ideia.

1.Vespa-do-mar

Outro perigo dos mares é esta água-viva conhecida como vespa-do-mar, cubomedusas ou água-viva-caixa. Trata-se da água-viva mais letal do mundo. E o perigo está em seus tentáculos, que possuem células urticantes chamadas de cnidoblastos. Quando algo toca a parte exterior do cnidoblasto, é liberada a toxina mortal.
A intoxicação pela vespa-do-mar pode levar à morte em poucos minutos. Alguns dos sintomas são dor extrema e falta de ar. Em casos graves, pode ocorrer parada cardíaca.
CREDITOS.SITE.HIPERCULTURA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 espécies de felinos encontradas no Brasil e no mundo

Conheça o cavalo-do-cão, o inseto com a picada mais dolorida do mundo!

As 14 aranhas venenosas mais perigosas do mundo