Peixes de água doce do Brasil - Piranha Vermelha (Pygocentrus nattereri)
Nome científico
Pygocentrus nattereri.
Distribuição geográfica
Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata, São Francisco e açudes do Nordeste.
Habitat
A Piranha Vermelha habita rios, lagos e lagoas de águas barrentas. Vive em cardumes pequenos ou até com mais de 100 indivíduos.
Alimentação
É um peixe omnívoro, com tendências carnívoras. Apesar de ser retratada como um predador perigoso e imprevisível, a Piranha Vermelha se alimenta principalmente de peixes, insetos e invertebrados aquáticos, como moluscos e crustáceos. Pode também se alimentar de qualquer pequeno animal terrestre que encontrar, bem como frutas, sementes, algas e plantas aquáticas.
Reprodução
Sua reprodução ocorre por volta de Abril e Maio, durante a estação chuvosa. A fêmea põe cerca de 5.000 ovos sobre a vegetação recém-submersa em um ninho construído pelo macho.
Características
A Piranha Vermelha é um peixe de escamas bastante apreciado, principalmente para fazer o famoso caldo de piranha, considerado afrodisíaco. Possui corpo romboide e comprimido, focinho curto, arredondado, mandíbula saliente e dentes afiados. Entre todas as piranhas é a que possui o focinho mais rombudo. Tem coloração cinza no dorso e avermelhada no ventre e na região inferior da cabeça. Possui nadadeiras peitoral, ventral e anal alaranjadas. Pode alcançar 33 cm e pesar até 3,5 kg.
fonte cpt.com.br
Comentários